TREINO HIIT: UM MÉTODO DIFERENTE DE ELIMINAR GORDURA
HIIT pode ser definido como exercícios de curta a moderada duração (10 s a 5 min) realizados em intensidades superiores ao limiar anaeróbio/máxima fase estável do lactato e seguidos de pausas passivas ou ativas.
Os efeitos do HIIT na redução da gordura subcutânea e abdominal são promissores no tratamento do sobrepeso e, consequentemente, na redução da circunferência da cintura que é um marcador de risco cardíaco.
Em resumo, com o aumento da prevalência da SM síndrome metabólica (dabetes, hipertensão, obesidade), exercícios intermitentes de alta intensidade parecem ser uma alternativa relevante para a prevenção e o tratamento dos fatores de risco que a compõem. Desta forma, diferentes protocolos de treinamento de alta intensidade com potencial motivacional e eficiência temporal podem aumentar a adesão aos programas de exercícios que objetivam reduzir os fatores de risco das doenças crônicas, estando eles isolados ou agrupados. Sugere-se, portanto que tal modo de exercício seja considerado na prescrição e nas recomendações de atividades para promoção da saúde na SM.
DELL VECCHIO, et al. APLICAÇÕES DO EXERCÍCIO INTERMITENTE DE ALTA INTENSIDADE NA SÍNDROME METABÓLICA. Rev. Bras. Ativ. Fis e Saúde. Pelotas/RS. 2013.