ENTREVISTA COM ANTONIO KRIEGER - MÉDICO CIRURGIÃO DA COLUNA
A fim de trazer novidades e assuntos relacionados ao dia a dia sem sair do nosso foco que é o esporte, convidamos o Antonio Krieger, médico cirurgião da coluna, para conversar conosco.
Antônio Krieger, com 34 anos, 1,81 de altura, médico e Crossfiteiro, natural de Florianópolis - SC, mora atualmente em Curitiba - PR.
Se tratando de exercício físico e movimento corporal que é o nosso foco, qual a importância recomendada por você do exercício diante de pacientes que queixam-se de dores nas costas?
O exercício físico é fundamental para a saúde do nosso corpo, e deve fazer parte da nossa rotina, da mesma maneira que escovamos os dentes, tomamos banho e nos alimentamos. Com relação às dores nas costas, a causa de 90% das pessoas com essa queixa é desequilíbrio muscular. Portanto, os exercícios são um dos pilares do tratamento da dor nas costas.
O que você acha da prática de musculação como um reforço muscular por pessoas com problemas na coluna?
De onde partiu a ideia de ser voluntário nos Jogos Olímpicos, como médico, e qual a sensação dessa solicitação ser aprovada?
Esse é um sonho antigo! Desde as Olimpíadas de Sidney em 2000, quando eu estava na faculdade, já tinha vontade de me voluntariar. Poder fazer parte do maior evento desportivo do mundo, contribuir com a minha profissão para garantir melhores cuidados aos atletas é muito gratificante.
Qual sua modalidade esportiva predominante?
Treino CrossFit há 2 anos e não largo!
Quais as lesões mais sérias, em especial na coluna, que você já atendeu em decorrência de exercício físico ou por outro motivo?
As lesões mais sérias da coluna são geralmente causadas por graves acidentes, como queda de muita altura, acidentes no trânsito e ferimentos por arma de fogo. No esporte a maior parte das lesões relacionadas são estiramentos musculares, que melhoram em algumas semanas com repouso.
Trabalhadores e donas de casa, têm funções executadas diariamente que sobrecarregam a coluna e executam tal movimento sem antes alongar, e até praticantes de exercícios físicos mal orientados estão sujeitos a lesão. Com o tempo que você tem de experiência e o seu dia a dia, a frequência de lesões e/ou problemas na coluna que você atende é grande?
Para se ter uma ideia, dor nas costas é a segunda causa de procura por atendimento médico no mundo todo! Só perde para resfriado comum. Sem dúvidas o sedentarismo, obesidade, falta de condicionamento físico são os grandes vilões. Não importa se você é um trabalhador braçal, uma dona de casa ou se trabalha sentado na frente do computador. Todos nós precisamos nos exercitar!
Quanto a hérnia de disco, ela pode ser provocada pela prática de alguma modalidade esportiva?
Os estudos científicos mostram claramente que a principal causa de desgaste do disco intervertebral é genética. Há uma predisposição individual que determina a durabilidade dos discos, da mesma maneira que alguns homens já estão calvos aos 20 anos, outros chegam aos 60 ainda cheios de cabelo...pura genética! Porém, existe uma influência do ambiente e adiantar ou postergar nossa manifestação genética. Assim, acidentes, trauma de repetição, tabagismo, obesidade, má postura e fraqueza muscular do "core" contribuem para a sobrecarga do disco e uma eventual herniação mais cedo.
Concluindo, o esporte pode levar à hérnia de disco em pacientes que têm predisposição e sobrecarregam seu disco de maneira inadequada.
Qual a orientação que você deixa as pessoas para evitar lesões e problemas mais sérios na coluna?
Insisto: pratiquem esportes! Abandonem o sedentarismo e cuidem da sua saúde. Isso vai lhes garantir qualidade de vida, disposição e bem-estar, sempre.
-
Agradeço a disponibilidade do Dr., de poder contribuir com o conteúdo do site sempre com enorme bondade e pelas respostas com bastante clareza.
Aproveitem as informações, galera !!!
Instagram do Dr. Antônio Krieger @antoniokrieger
Do SITE: @treinamentocontraresistencia @personalmarcosrafael