Fatores que Interferem no Desempenho do Atleta

Quando falamos de treinamentos, alguns fatores podem intervir em seu desempenho esportivo como a fadiga, sobretreinamento e a exaustão.
Quando falamos de FADIGA, falamos do popular “cansaço” muscular recuperável. Ou seja, a partir de um momento de execução, a musculatura não suporta mais realizar o movimento, ela vai acontecendo aos poucos, até que seja necessário a recuperação para gerar uma nova repetição, ou utilização do mesmo grupamento muscular.
Já no SOBRETREINAMENTO, ocorre quando o indivíduo exagera nos treinamentos, sem descanso regular necessário, sem a alimentação correta, devido consumo baixo de nutrientes necessários, descanso entre competições. Pode também ser definido como fator, o estresse, o estresse como conjunto de falta de descanso, treinos intensos e má alimentação.
Outro fator é a EXAUSTÃO. Alguns treinadores ou atletas comentam que treinam até o aparecimento desse fator, ou alunos que visualizam sites com conteúdo sem fundamento também pedem ou pensam que realizam treinos até a exaustão. O que pode ser realizado é um treinamento fadigante, ou seja, repetições até a musculatura não suportar mais realizar o movimento, recuperando o grupamento e realizando novamente, orientado por um profissional competente para evitar lesões e demais fatores. O que os autores informam é que a exaustão é um fator bastante preocupante, parecido com o sobretreinamento, o que difere é que é necessário para a recuperação, um descanso bem maior e o principal, tratamento médico. Nessa fase o corpo e o organismo não respondem mais aos estímulos, seja pela adaptação aos treinamentos intensos, ou por lesões causadas, musculares ou articulares.



Fonte: DANTAS, ESTÉLIO.H.M. A prática da preparação física. 6. ed. Vila Mariana. SP. Roca. 2014.

Postagens mais visitadas