INICIANTES NO TREINAMENTO
Geralmente, os iniciantes em MUSCULAÇÃO especificamente na academia, já chegam com treinos montados que um amigo que já treina a bastante tempo montou, ou que pegou na internet, de um ídolo ou um atleta de alta performance, e já querem fazer aquele treino, iniciante, sem experiência nenhuma em pesos e condicionamento físico. Não se pode iniciar dessa maneira e o profissional deve estar atento e acompanhando o aluno.
“ Mas por que não posso fazer esse treino? ”
É necessário observar os princípios do treinamento, o princípio da individualidade biológica afirma que cada indivíduo deve ser tratado de forma individual, cada um tem suas particularidades e especificações, nem sempre o treino de alguém vai dar certo com você, isso depende de genética, alimentação, execução, etc. E além do mais, iniciantes não devem iniciar pegando pesado em nenhum tipo de exercício.
Caso isso ocorra, o aluno pode sofrer uma grave lesão muscular ou até articular e pela dor não voltar nunca mais aos treinamentos. Ao se iniciar, o mesmo deve se adequar aos parâmetros de condicionamento físico, fazendo seja um exercício aeróbico leve ou MUSCULAÇÃO com baixíssimo peso para adequar o organismo e o psicológico aquela fase de exercício e gradualmente, ao sentir que aquela carga já não faz mais interferência nenhuma, aumentar. Seja ela em pesos (na musculação) ou em velocidade (esteira/bike).
Uso de suplementação aos iniciantes, não é recomendável também. Estudos comprovam que iniciantes, como não têm ainda grau de condicionamento físico e elevado grau de desgaste de nutrientes, não é recomendado suplementar, pois não tem ainda fontes para suprir no organismo. O ideal é regrar a alimentação até que o corpo se adapte a situação de exercício e seja necessário suplementar, com orientação profissional.